multi e interculturalismo

Multi-culturalismo, ou pluralismo cultural, é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país, com no mínimo uma predominante. O Canadá e a Austrália são exemplos de multi-culturalismo; porém, alguns países europeus advogam discretamente a adoção de uma política multiculturalista. Em contraponto ao Multiculturalismo, podemos constatar a existência de outras políticas culturais seguidas, como, por exemplo, o Monoculturalismo vigente na maioria dos países do mundo e ligada intimamente ao nacionalismo. Pretende a assimilação dos imigrantes e da sua cultura nos países de acolhimento. O termo melting pot usado nos Estados Unidos é uma metáfora para a heterogeneidade do povo estadunidense e de outros países, como o Brasil, onde as diversas culturas estão misturadas e amalgamadas sem a intervenção do Estado

Resultado de imagem para Multiculturalidade
Resultado de imagem para interculturalidade








interculturalismo refere-se à interacção entre culturas de uma forma recíproca, favorecendo o seu convívio e integração assente numa relação baseada no respeito pela diversidade e no enriquecimento mútuo.
A expressão também define um movimento que tem como ponto de partida o respeito pelas outras culturas, superando as falhas de relativismo cultural, ao defender o encontro, em pé de igualdade, entre todas elas.
O interculturalismo propõem-se a promover os seguintes objetivos:
  • Compreender a natureza pluralista da nossa sociedade e do nosso mundo;
  • Promover o diálogo entre as culturas;
  • Compreender a complexidade e riqueza das relações entre diferentes culturas, tanto no plano individual como no comunitário;
  • Colaborar na busca de respostas aos problemas mundiais que se colocam nos âmbitos sociais, económicospolíticos e ecológicos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Interculturalidade e Multiculturalidade

Interculturalidade

Multiculturalidade